Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 de setembro de 2012

10 Hambúrgueres

Hambúrgueres gourmet: dos restaurantes para a sua casa


Fonte: Thinkstock
Os hambúrgueres ganharam um novo status. Aqueles que foram considerados por muito tempo apenas uma opção rápida e econômica para quem precisava matar a fome conquistaram espaço em restaurantes dedicados exclusivamente a eles.
Além do status, os pratos também ganharam um novo nome. Os ambientes exclusivos e um paladar mais refinado fizeram com que eles passassem a ser chamados de hambúrgueres gourmet. Mas afinal, o que faz com que o tradicional prato americano se transforme em uma iguaria da cozinha contemporânea?
Carnes nobres, acompanhamentos especiais e um toque de chef são os segredos para conseguir reproduzir os pratos que têm feito sucesso nos restaurantes. E para nos ajudar a entender melhor quais são as principais características dos hambúrgueres gourmet e dar dicas de como prepará-los em casa, oTodaEla conversou com profissionais de estabelecimentos especializados localizados em Curitiba.
O que é um hambúrguer gourmet?



Fonte: Thinkstock
Para sabermos como se prepara um hambúrguer gourmet, é fundamental entender o que o diferencia dos tradicionais. Jean Pierre Lobo, proprietário do JPL Burguers, explica que as versões mais elaboradas prezam pela seleção de carnes, têm um modo de preparo especial e devem ser grelhadas em uma churrasqueira ou similar. Lobo ainda ressalta a importância de escolher acompanhamentos de qualidade, como bons queijos e molhos saborosos. A apresentação é outro quesito que conta a favor das preparações mais requintadas.
Já Vanderlei Maricato, sócio-proprietário daMemphis Hamburgueria, explica que os novos hambúrgueres são muito diferentes: “O hambúrguer que conhecemos tem pedaços de carne que não sabemos qual é. É uma mistura de temperos, conservantes e estabilizantes para que dure por mais tempo no freezer. Isso faz com que a carne perca seu sabor e aspecto naturais”. Maricato reforça que as carnes nobres são as mais recomendadas e que a preparação de um hambúrguer gourmet merece a mesma atenção dada a um filé mignon.
As melhores carnes
Como a carne é a principal atração do prato, a melhor maneira de servir um hambúrguer suculento para impressionar seus convidados é escolher uma opção de qualidade e que caiba bem na proposta da preparação.
Vanderlei Maricato explica que como são muitas as variedades, a escolha pode ser feita de acordo com o gosto de cada um. O ideal é optar por carnes nobres, como picanha, filé mignon e fraldinha, mas o especialista diz que nada impede de fazer um hambúrguer delicioso com patinho, paleta ou coxão duro. Para ele, o segredo está no cuidado e na maneira como se prepara o prato.
O proprietário do JPL Burguers também enfatiza que a escolha da carne é fundamental e chama atenção para o fato de que deve ser uma variedade gorda, para que quando o hambúrguer for grelhado não fique ressecado e seja mais suculento. Maricato recomenda que os hambúrgueres tenham de 10% a 20% de gordura para acentuar o sabor da carne.
Entre as diversas opções, Jean Pierre Lobo recomenda o noix, a picanha, o contra filé e a maminha.
Os pães e os temperos
Fonte: Thinkstock
O hambúrguer é a principal atração do prato, mais isso não significa que os coadjuvantes devem ser deixados de lado. Pelo contrário, os dois especialistas concordam que as escolhas devem ser feitas para valorizar o sabor da carne.
Na hora de temperar, Jean Pierre Lobo afirma que não utiliza nada além do sal. Segundo ele, essa é uma alternativa mais saudável e que faz com que a carne se caracterize como um churrasco. O proprietário da Memphis Hamburgueria segue o mesmo princípio e recomenda que os hambúrgueres sejam congelados sem qualquer tempero. Na hora de prepará-los, um pouco de sal dos dois lados da carne deve ser suficiente para realçar o sabor.
O pão indicado por Lobo e Maricato é o mais do que tradicional pão de hambúrguer. Como já diz o próprio nome, a preparação é ideal para acompanhar a carne grelhada. Lobo ressalta que o pão deve ser macio e ter uma massa leve. Já Maricato lembra que o mais importante é que o pão esteja fresquinho e aponta que também é possível utilizar o pão de forma ou o pão italiano. Se necessário, basta apenas modelar a carne de acordo com o formato do pão.
Os acompanhamentos ideais
Fonte: Thinkstock
Vanderlei Maricato acredita que o hambúrguer não tem regras e os sabores podem se adequar com os ingredientes que você escolher. Você pode soltar sua imaginação e se divertir combinando os mais diferentes queijos e saladas. As opções recomendadas pelo especialista são a batata frita, onions rings, saladas e batatas rústicas.
Por outro lado, Jean Pierre Lobo chama a atenção para a harmonização de sabores na preparação. Sendo assim, o especialista recomenda opções que realcem o sabor da carne e que, por esse motivo, não devem ter um sabor muito marcante ou acentuado. Entre suas preferências estão o bacon, a cebola, o molho barbecue e o queijo cheddar.
Um hambúrguer para chamar de seu
Depois de conferir todas essas dicas, fica difícil segurar a vontade de provar um delicioso hambúrguer. Então selecionamos algumas receitas saborosas para que você possa colocar suas habilidades culinárias em prática para um jantarzinho especial ou em uma ocasião em que quiser impressionar seus amigos e familiares.
Lembre-se de que a montagem e a apresentação do sanduíche são elementos que dão um toque de charme e deixam a preparação mais sofisticada, exatamente como deve ser um hambúrguer gourmet. Escolha um pão fofinho, selecione saladas frescas, invista em molhos saborosos e prepare suas batatas fritas. Disponha tudo no prato de maneira harmoniosa e esteja pronta para receber os elogios.
Vamos às receitas!
Ingredientes:
  • 900 gramas de filé mignon
  • 1 e 1/2 cebola descascada
  • Mussarela fatiada
  • Pães de hambúrguer
  • Alho triturado a gosto
  • Sal a gosto
Fonte: Thinkstock
Modo de preparo:
Moa o filé mignon até que ele fique no ponto para ser modelado. Tempere com o alho e o sal. Pique a cebola em cubinhos, frite até dourar bem e reserve. Quando estiverem prontas, desligue o fogo e deixe-as no óleo para que não sequem. Faça hambúrgueres de 150 gramas cada com a carne moída e temperada. Coloque os hambúrgueres em um grill ou uma chapa. Verifique sempre o estado dos hambúrgueres até ficarem do seu gosto, bem ou mal passado. Antes de retirar, coloque sobre eles 1 ou 2 fatias de mussarela e deixe derreter. Assim que a mussarela derreter, retire os hambúrgueres e coloque-os no pão. Sobre os hambúrgueres, espalhe um pouco da cebola frita. Termine de montar o sanduíche com os molhos e ingredientes que preferir e sirva.
Ingredientes:
  • 50 gramas de linguiça toscana sem pele
  • 1 tomate maduro e firme sem semente picado
  • ½ maço de manjericão picado
  • Azeite extra virgem
  • 150 mL de creme de leite fresco
  • Suco de ½ limão
  • 1 fatia de provolone
  • Pão de hambúrguer
  • Folhas e vegetais de sua preferência
  • Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Sour Cream: bata o creme de leite fresco juntamente com o suco de limão até chegar à consistência de neve e tomando o cuidado para não desandar o creme.
Disco crocante de provolone: coloque a fatia de provolone em uma frigideira pré-aquecida e em fogo muito baixo. Deixe o queijo esquentar até desidratar os dois lados. Ao final, seque em um papel toalha e reserve.
Hambúrguer de calabresa toscana: modele a calabresa no formato de um hambúrguer. Em uma frigideira pré-aquecida e em fogo alto, coloque um fio de azeite. Adicione o hambúrguer de calabresa e deixe por 3 minutos. Acrescente o tomate, o manjericão, o sal e a pimenta do reino a gosto à calabresa frita.
Montagem: corte o pão de hambúrguer em duas partes. Coloque o hambúrguer de calabresa na base do pão, em seguida o disco crocante de provolone, acrescente a salada de sua preferência, o sour cream e finalize com a outra metade do pão. Sirva em seguida.
Fonte: Thinkstock
Ingredientes:
  • 1 quilo de carne moída de primeira
  • 100 gramas de bacon
  • 3 cebolas grandes
  • 1 vidro pequeno de champignon
  • 100 gramas de mussarela
  • 100 gramas de presunto
  • Sal e alho a gosto
  • Óleo
Modo de preparo:
Pique o bacon em cubinhos pequenos. Pique os champignons em pedaços pequenos e reserve a água da conserva. Pique as cebolas em pedaços bem pequenos ou passe no processador e divida em duas porções. Frite metade da cebola picada até dourar com o óleo, o bacon e os champignons. Tempere com sal e alho a gosto. Misture o óleo, o bacon, as cebolas fritas e os champignons com a carne moída. Acrescente a água dos champignons e a metade de cebola crua. Amasse bem. Faça bolinhas pequenas com a carne e modele mini-hambúrgueres finos. Coloque meia fatia de queijo e meia fatia de presunto em cima de um dos hambúrgueres. Feche o hambúrguer com mais uma rodela de carne. Frite em uma frigideira grande ou asse em grelha. Monte seus sanduíches com pães, temperos e acompanhamentos de sua preferência e sirva.
Bom Apetite e bom final de semana amigos!Beijos

Adriana Alves



10 comentários:

  1. oi retribuindo sua visita ,obrigada pelo carinho e ja estou seguindo seu blog tambem se vc quizer divulgar meu blog para suas seguidoras agradeco bjs

    ResponderExcluir
  2. ULALÁ!!!
    Quanta delícia!
    Bjs
    RITA
    www.olharesedetalhes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Você sempre trás umas informações que eu nunca iria imaginar. Nem sabia que tinha tanta detalhe sobre isso.. rs

    Beijos
    Blog Secret Box
    E fiquem de olho na nossa cobertura da Beauty Fair 2012!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Vanessa eu também fiquei encantada com essa novidade por isso trouxe para o blog para dividir com vocês.Obrigada pelo carinho.
      Beijokas

      Excluir
  4. Oiee flor!
    Obrigada por seguir meu blog :D Adorei o post, só de ver já dá fome kkkkkk
    Bjks
    www.eaimaquiou.com

    ResponderExcluir
  5. Oii meninas, que chique isso de Hambúrguer gourmet, de fato os hambúrguer que conhecemos não sabemos nunca como é feito e nem de longe tem essa qualidade na carne! Uma delicia esse lanchinho p um final de tarde, ótima dica, chique simples e gostosa! Bjinhosss

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde meninas! Adorei o delicioso post e as receitas! Hummmm..... Uma abençoada semana, repleta de muita paz e alegria!
    Grande e carinhoso abraço!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário