Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

25 de novembro de 2013

3 Strogonoff de Camarão


Sabem qual a origem desse prato? A origem do strogonoff é russa; o nome vem da família russa Stroganov, cuja origem é anterior ao ano 1500. Difícil é saber qual membro da família Stroganov foi o criador da receita. Alguns pesquisadores a atribuem ao conde e diplomata Pavel Stroganov que teve importante atuação política no reinado de Alexandre I (1777-1825)  ou a um de seus cozinheiros franceses. Outros afirmam que teria sido outro membro da mesma família, que fazia parte da corte de Pedro, o Grande (1672-1725).
E segundo a enciclopédia de culinária Larousse Gastronomique diz que o nome pode ser derivado do verbo strogat, em russo significa algo como "cortar em pedaços". Já a adição de champignons, páprica e mostarda foi invenção do cozinheiro francês Thierry Costet, que viveu na Rússia no final do século XIX.
Com a fuga da nobreza russa após a revolução de 1917, o prato chegou à França e depois se tornou conhecida mundialmente. 
O uso do Ketchup na receita foi introduzido pelos americanos. Deixemos a história um pouco de lado e vamos à receita! 

Eu mudo alguns ingredientes para a receita ficar mais light. Em breve, darei mais dicas de receitas e uma boa alimentação.

Ingredientes:

800g de camarão médio limpo sem casca
Sal e pimenta branca moída a gosto
2 colheres (sopa) de azeite (Eu usei óleo de coco)
4 colheres (sopa) de cebola ralada
1/2 dente de alho amassado
2 colheres (sopa) de conhaque

1/2 xícara (chá) de ketchup
1/2 xícara (chá) de champignon
1 lata de creme de leite (Eu uso o light)
E quem quiser, pode acrescentar 1 colher (sopa) de molho inglês e adicionar essa colher de sopa após refogar os camarões.

Como fazer:

Tempere o camarão com sal e pimenta e deixe descansar por 10 minutos. Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio, refogue a cebola e o alho até ficar macio. Adicione o camarão e refogue. Tire a panela do fogo e adicione o conhaque(quem souber flambar o conhaque, em uma concha, pode! Nem precisa tirar a panela do fogo nesse caso). Volte para o fogo com cuidado para não pegar fogo no conhaque. Adicione o ketchup e o champignon. Acerte o sal e espere ferver. Coloque o creme de leite e sirva em seguida. 
Quem quiser, pode servir com batata palha. Eu como ele com arroz integral e uma salada, fica ótimo!

Gostaram da receita? 

Adriana Fernandes






3 comentários:

  1. Oiii Adriana, não sabia a origem do prato, que legal, eu adoro estrogonofe, desde que não seja de frango, de frango não acho graça mas de camarão é uma boa pedida! Bjinhosss

    ResponderExcluir
  2. Oi Adri!!!
    Que saudades!!! Estou de volta!!!
    Eu amo strogonoff e meu preferido é o de camarão! Também faço algumas adaptações, como você, uso creme de leite light também pra comer sem muita culpa né? Rs.

    Beijos da Kika/Blog Acessarte

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário