Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 de outubro de 2012

8 Será que você sabe lavar o cabelo?


 Veja 10 dicas para não errar



Alguns cuidados são essencias na hora de higienizar os fios. Descubra o que não está correto na sua rotina






1 – Lave o cabelo de manhã. Os fios podem ser lavados todos os dias ou em dias intercalados, tudo depende da necessidade de cada pessoa. “Mesmo com o uso do secador, o cabelo demora entre dez e 12 horas para secar. “À noite nosso metabolismo fica mais lento e, ao deitar, os fios ficam abafados. Cabelo que não seca direito não respira e cria um ambiente propício para bactérias e fungos.

2 – Evite água quente. Muitos dizem que usar água gelada dá mais brilho aos fios, mas,  ela não é indispensável. “O condicionador tem a mesma função da água gelada, ou seja, fechar a cutícula do fio, o que dá mais brilho”. Já a água quente dilata os poros e “pode prejudicar a cutícula do cabelo, causando problemas como esfoliação do couro”.

3 – Escolha o xampu certo. “É sempre bom usar um xampu específico para o seu tipo de cabelo”. “Se o cabelo não tem oleosidade, procure um xampu hidratante. Normalmente os fios precisam de hidratação. Nunca opte por produtos que prometem reconstrução ou restauração”, . Esses xampus devem ser usados em momentos específicos, quando o cabelo tem alguma patologia, recebeu química ou está fragilizado. “Esses produtos são para uso temporário e só quando o cabeleireiro recomendar”

4 – Aplique o xampu duas vezes (pelo menos), na dosagem certa.
 “Aplique a quantidade de uma circunferência de uma moeda de R$ 1, até um pouquinho mais, dependendo do comprimento, mas nunca o dobro”. Isso vale tanto para os curtos, quanto para os longos. A primeira aplicação já lava um pouco, mas só a partir da segunda é que se tem uma sensação de cabelo realmente limpo. “Alguns cabelos, os mais oleosos, ainda têm a necessidade de uma terceira aplicação”


5 – Esfregue apenas a raiz
. O xampu é desenvolvido para limpar a superfície gordurosa e essa oleosidade ocorre no couro cabeludo. Esfregar o comprimento e as pontas pode criar atrito e danificar os fios. O resto do cabelo será lavado com a espuma do xampu.


6 – Não dissolva o xampu. “Ao misturar com a água você pode diminuir o princípio ativo do xampu, a adstringência, responsável por equilibrar a oleosidade do couro cabeludo”.




7 – Aplique o condicionador apenas uma vez e só no comprimento e nas pontas. A quantidade usada é a mesma que a do xampu, uma circunferência do tamanho de uma moeda de R$ 1. Nunca o dobro. “Antes de aplicar o condicionador, tire o excesso de água. Assim o cabelo não perde o produto”. Você pode deixar o condicionador nos fios por dois ou três minutos, mas não mais que isso. Em seguida enxágue bem.

8 – Use condicionador mesmo quando fizer uma máscara.Apesar de muita gente achar que só a máscara é suficiente, o condicionador deve, sim, ser aplicado em seguida. Segundo o cabeleireiro Bruno, a máscara abre a cutícula do cabelo para que ele absorva melhor os nutrientes do produto. Já o condicionador fecha a cutícula deixando os fios mais prot
egidos. Vale lembrar que essa hidratação pode ser feita uma vez por semana.

9 – Enxague muito bem. Resíduo de xampu no couro cabeludo ou de condicionador no comprimento pode provocar oleosidade e danificar os fios. “Se o produto é com enxágue, tem que enxaguar”, afirma o cabeleireiro. “Só se deve deixar no cabelo produtos específicos para isso, como os leave-in.” Quando não enxaguado corretamente, o condicionador entra em contato com poluentes e com o sol, formando radicais livres que fragilizam os fios.



10 – Seque com cuidado. Não esfregue a toalha no cabelo, isso cria atrito e danifica os fios. Em vez disso, aperte-a na cabeça para tirar o excesso de água. Se usar o secador, não se esqueça de aplicar um protetor térmico. Também é importante optar por um secador com boa vazão de ar, ou seja, jatos fortes.

Beijos!!
Adriana Alves









Fonte:http://meus5minutos.globo.com/

8 comentários:

  1. Olha vou confessar que ultimamente não ando dando atenção a minhas madeixas , tenho que me dedicar mais tirar um tempinho pelo menos para lavá-lo direitinho.
    bjs vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a correria do dia a dia acabamos esquecendo da gente né Ro e Vá rs!Obrigada pela visita,beijos.

      Excluir
  2. Ótimas dicas, amei!
    beijos
    http://anaclaudiac.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho certeza que não lavo meu cabelo direito, mas pelo menos uma vez por semana lavo no salão! ;)
    Bjs!!!

    >>> Mirror Print - Estampa Espelhada http://coisaphynna.blogspot.com/2012/10/mirror-print-estampa-espelhada.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo de bom lavar o cabelo no salão né amiga.Beijos

      Excluir
  4. Olha, parabéns pra mim que faço tudo certinho...rs. Adorei! Só no frio que eu não consigo usar a água morna ou fria...

    Beijos da Kika/Blog Acessarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns mesmo Kika!!Beijos e obrigada pelo carinho

      Excluir

Deixe aqui seu comentário